Forum destinado ao Projeto Chroma. Para mais detalhes, visite: www.projetochroma.net.br

O Primeiro Personagem

Compartilhe

Alexandre Garcia da Silva

O Primeiro Personagem

Mensagem  Alexandre Garcia da Silva em Seg Jun 04, 2012 4:42 am

Em "Crônicas de Piápolis" apresento uma galeria de personagens que, prometo, nos próximos números será aumentada. Sem querer parecer arrogante, quero criar um universo o mais amplo possível. Pessoas medíocres como eu costumam reagir de duas formas: ou se comprazem com a própria mediocridade ou alimentam projetos megalomaníacos. Eu padeço do segundo caso.
    Imagino, ou tenho certeza de, que ninguém está lá muito curioso em saber qual deles, entre Sotero, Heloísa, Silas, Cao, Darci ou o gato Miles nasceu primeiro. Ainda assim:
    Bom os seis acima são os principais. E foram os primeiros. E surgiram exatamente na sequência acima (em outro tópico me estenderei mais acerca de cada um deles). Mas, antes mesmo do Sotero, houve um personagem. Que é onipresente em todas as histórias e já existia antes mesmo da ideia de "Crônicas de Piápolis" tomar o atual formato.
    E quem seria o dito cujo, ora pá?
    Piápolis.
    É. É isso mesmo. O primeiro personagem, ou melhor, "personagem", foi Piápolis.
    Piápolis já me atiçava os neurônios quando eu nem pensava em desenhar HQs. Embora o amor pelo desenho me acompanhe quando eu ainda nem sabia falar direito, eu por uns 10 anos abandonei por completo esse meu lado, meu melhor lado (ou o único que presta em mim). Foi minha "década perdida". Em outro tópico, também, eu conto essa nada interessante história.
    Bom, voltando ao assunto: durante anos, nessa mesma "década perdida", eu alimentava o desejo de ser escritor. Assim como o desenho, sempre amei as palavras e, por extensão, a Literatura.
    Escritor iniciante, amador, virgem, claro, vai se espelhar (para não dizer imitar) em algum clássico que lhe causa admiração. Os meus "mestres", de então, eramEdgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. E assim como eles eu queria ser um escritor de mistério e de terror. E cometi algumas histórias. Bobas.
    Como eu moro numa cidade pequena, na Grande São Paulo, Poá, resolvi ambientar minhas histórias numa cidade fictícia, que seria pequena e atrasada como a que em vivo, que tanto odiei e com a qual me reconciliei.
    Daí, nasceu Piápolis. "Piá" (que assim como "Poá") vem do tupi e quer dizer "caminho". E "pólis" (donde vem a palavra "política") vem do grego e quer dizer cidade.
    Os anos se passaram, eu mudei (não para melhor), minha concepção de arte mudou (não para melhor, também), minha vida mudou (essa não para melhor mesmo!) e Piápolis, de município na Grande São Paulo, se transformou em um país fictício.
    Yuri Akemi

Re: O Primeiro Personagem

Mensagem  Yuri Akemi em Qua Jun 06, 2012 12:44 pm

O conceito é mesmo interessante, Alexandre. Bastante curiosa a origem de Piápolis, inspirada em Poá. Eu nunca adivinharia. ^_^

A sua idéia de criar um universo amplo é muito boa, dá para fazer várias histórias paralelas contando a vida e a realidade que vivem os Piapolenses (acertei? ^_^'). Mas é preciso tomar um pouco de cuidado, para não confundir a cronologia das histórias e para não perder muito o foco dos cinco personagens principais.

Eu acho que o primeiro passo para uma pessoa chegar à plenitude é reconhecer a própria insignificância diante do universo. Mas também é importante saber que, por mais pequenos que somos, ainda assim somos parte do universo. Por isso, não acho que você seja medíocre. Humildade é tudo nesta vida, mas é preciso se dar um pouquinho de valor também, para não virar um tapetinho diante das pessoas. ^_^

Bjns

Mensagem  Alexandre Garcia da Silva em Qui Jun 07, 2012 4:39 am

"Mas é preciso tomar um pouco de cuidado, para não confundir a cronologia das histórias e para não perder muito o foco dos cinco personagens principais."
    Eu já andei meio preocupado com isso. Talvez no futuro eu seja obrigado a fazer, para mim, uma espécie de "dicionário" com todos os meus personagens, rsrsrsrsrs!
    Atrapalha, ainda, o fato de eu não conseguir ser tão metódico e organizado como o Thiago, que até organiza pastas com os dados de cada um dos personagens. Mas eu prefiro encarar isso como um desafio, e não como um problema.
    Yuri Akemi

Mensagem  Yuri Akemi em Qui Jun 14, 2012 2:15 am

É bom saber que você se preocupa com isso. Não sei se você costuma acompanhar os vídeo-games, mas é muito comum acontecer este problema de universos muito grandes em algumas franquias de jogos. ^_^

Um bom exemplo é Kingdom Hearts, que começou com uma história muito boa, teve uma continuação excelente, mas aos poucos os jogos seguintes começaram a se concentrar em histórias paralelas, e acabou perdendo o foco da saga principal. Eu não acompanho mais a série, prefiro os jogos antigos que ainda acho mais legais. ^_^

Foi por isso que te dei este conselho. As pessoas começam a gostar dos personagens, se identificar com eles e com o enredo. Se a história começa a se focar muito nos eventos paralelos, o leitor perde esta identidade e acaba perdendo também o interesse.

Ah, eu também sou organizadinha com meus trabalhos. Mas não sou nem um pouco organizada com minhas coisas pessoais. ^_^

Bjns

Thiago Silva
    Admin

Mensagem  Thiago Silva em Sex Jun 15, 2012 12:52 am

Kingdom Hearts é realmente um exemplo interessante. Mas mesmo nos quadrinhos isso acontece e muito. DC e Marvel que o digam... rsrs... É só analisar a quantidade de "Reboots" que acontecem nestes universos. Smile

Eu acho que histórias paralelas são um ótimo recurso para enriquecer a história como um todo e dar oportunidades a bons personagens que não teriam muito espaço dentro da trama principal. Mas concordo com a Yuri, é importante manter o foco na história principal para dar coerência ao todo que estamos criando.

Mensagem  Alexandre Garcia da Silva em Seg Jun 18, 2012 4:45 am

É verdade. Há esse problema e eu tenho que tomar muito cuidado com isso. O lance de expandir o universo que eu criei é para poder tratar dos mais diversos assuntos, já que num país, ou mesmo numa cidade, há diversos tipos de pessoas vivendo em diversos tipos de ambientes, confrontando-se com diversos tipos de dramas.
    Mas desde já fica estabelecido: indepedente do quão "Piápolis" cresça ou não, o foco sempre será em Sotero e sua turma.

suely

Mensagem  suely em Ter Jun 19, 2012 10:28 pm

Olá a todos !
    Achei bem pertinente a proposição da Yuri, do Thiago também.
    Uma ou outra escorregada, pode até aparecer Alex, que é normal.
    Mas o importante mesmo é estar cercado de amigos especiais como os que estão
    aqui pra dar o alerta certo na hora certa!
    Você e todos estão indo muitíssimo bem em tudo!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 11:14 am