Forum destinado ao Projeto Chroma. Para mais detalhes, visite: www.projetochroma.net.br


    Over the Rainbow

    Compartilhe
    avatar
    Thiago Silva
    Admin

    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 15/02/2012
    Idade : 35
    Localização : São Paulo - SP

    Over the Rainbow

    Mensagem  Thiago Silva em Seg Jun 04, 2012 1:20 am

    Reportagem retirada do site Quadro a Quadro.

    O Mangá Over The Rainbow, do brasileiro Manguinha, conquistou o segundo lugar no importante prêmio Morning International Comic Competition (M.I.C.C), de Kodansha, Japão.

    Release da história: "Na cidade-estado de Öröm que é cercada por um muro, o povo vive dentro do sistema de classes sociais, divida por cores. Os cidadões das cores “Indigo” e “Azul” se esforçam pra subir na classe dominate “Verde”. Eles têm medo dos homens de “Vermelho”que vivem fora do muro, chamado de "mundo selvagem", visto como terroristas. Uma funcionária da fábrica de doces Ötélia sofria por ter nascido da própria mãe, em vez de ser comprada. Um dia ela perde um dos braços tentando salvar seu gato das mãos dos policiais que o maltratavam, por consequencia eles lhe dão um braço postiço. Logo aparece em frente dela um homem de máscara que parece um terrorista de vermelho, perturbando a tropa da poliícia e a cidade com sua manipulação de espada que ninguém tinha visto."

    Com um grande roteiro que trata sobre felicidade, opressão e castas sociais, sustentado por uma bonita paleta de cores (essencial para a história), o brasileiro conseguiu surpreender os juízes. Utilizando influências japonesas, mas também prestando homenagens ao Brasil, a história pode ser lida por pessoas de todas as idades, como dizem os jurados, mas também podem ser lidas por pessoas de diversos paízes. Não sou nenhum leitor assíduo de mangás, mas esta história me fez lembrar Buda, de Osamu Tesuka, justamente pela proposta social profunda e complexa, que acredito ser o maior acerto de Manguinha. Aliás, outro acerto é o Esquartejado, o carismático herói ninja, que entre seus golpes de espada chega para atender o maior desejo de Ötélia, sem muito motivo, apenas para salvar o dia.

    Abaixo segue o link para a história. Gratuita e em português, vale muito a pena a leitura: http://morningmanga.com/micc/overtherainbow_o.html

    See ya!!

    Alexandre Garcia da Silva

    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 17/05/2012
    Idade : 42
    Localização : Poá/SP (ou Piápolis, se preferirem)

    Re: Over the Rainbow

    Mensagem  Alexandre Garcia da Silva em Seg Jun 04, 2012 4:25 am

    Achei fascinante a premissa da história. E que bom ver mais um brasileiro mostrando seu valor lá fora!
    O que prova isso? Que, não importa a época nem o lugar, histórias inspiradoras sempre serão queridas pelas pessoas. Ao menos, pelas pessoas inteligentes e sensíveis, rsrsrsrs!
    Brincadeiras à parte, a necessidade de contar e de ouvir histórias vem desde os tempos em que nossos ancestrais moravam nas cavernas (se não ainda antes) e, à noite, ao redor de uma fogueira, relembravam os feitos de outros herois cujos nomes se perderam no tempo, mas cuja aura continua a moldar nossos sonhos até hoje. Precisamos dessas histórias. Não é apenas uma necessidade estética ou recreativa. São elas que nos inspiram a enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Não é por acaso que os gregos antigos se inspiravam em Aquiles e Perseu; os hindus em Shiva e Arjuna; ou nós, nos dias de hoje, no Homem-Aranha ou no Batman. O fascínio das boas histórias é universal.
    avatar
    Yuri Akemi

    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 16/03/2012

    Re: Over the Rainbow

    Mensagem  Yuri Akemi em Seg Jul 16, 2012 2:14 am

    Adorei esta história, Thi! ^_^

    O autor tratou de maneira brilhante a questão que o Alexandre e o José Lucio falaram em outro tópico, sobre a felicidade mascarada que a sociedade nos impõe a qualquer custo. Mas o mais legal, como sempre, está no fim da história, revelando que, mesmo quando as pessoas forem libertadas dessa prisão ilusória, teremos muitas que vão querer permanecer nesta situação, por medo do novo ou por puro comodismo.

    Bjns

    Conteúdo patrocinado

    Re: Over the Rainbow

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 11:17 am